sexta-feira , 19 abril 2024
Home / Cras

Cras

 

 

 

CRAS: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS “José Alcino

Coordenador: Nair Maria Ribeiro Emídio

Endereço: Rua Goiandira, Nº 1100, Centro, CEP 75750-000, Nova Aurora-GO

Contato do CRAS: (64)3698-1316/99971-2813
E-mail.: cras@novaaurora.go.gov.br ou crasnovaaurorago@gmail.com
Horário de Funcionamento: de SEGUNDA À SEXTA-FEIRA 08:00 às 11:00 – 13:00 às 17:00

 

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS “José Alcino”

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Nova Aurora-GO é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica. É principal porta de entrada para o serviço SUAS destinados à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos.

 Tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e ricos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Ações

As ações de proteção social básica, desenvolvidas nos CRAS compreendem:

Cadastro Único – registro de informações que serve como referência para a participação em programas sociais de concessão de benefícios, tais como: Programa Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Tarifa Social – Energia Elétrica, Carteira do Idoso – Transporte Interestadual.

Atendimento Familiar – acolhida/recepção das famílias, entrevistas e estudo social; visitas domiciliares; orientação e concessão de benefícios eventuais; busca ativa das famílias prioritárias; encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.

Acompanhamento Familiar: acompanhamento das famílias prioritárias – famílias em situação de extrema pobreza, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, famílias com membros beneficiários do BPC,entre outras.

Grupos de Convivência e fortalecimento de vínculos: para crianças e adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas.

Articulação e fortalecimento da rede local: consiste no estabelecimento de contatos, fluxos de informações e encaminhamentos entre o CRAS e as demais unidades locais.

Funções

O CRAS diferencia-se das demais unidades de assistência social,pois desempenha as funções de gestão da proteção básica no seu território e oferta o Programa de Atenção Integral à Família – PAIF. É função do CRAS junto com sua equipe articular a rede socioassistencial de proteção social básica referenciada ao CRAS, promover a articulação intersetorial e a busca ativa, todas realizadas no território de abrangência do CRAS.

____________________________________________________________________________________________________________________

Últimas notícias