quinta-feira , 25 abril 2024
Home / História

História

O município de Nova Aurora localiza-se a uma latitude 18º03’27” sul e a uma longitude 48º15’13” oeste, estando a uma altitude de 719 metros. Está limitado pelos seguintes municípios: ao norte Ipameri; ao sul Cumari; a leste Goiandira; e a oeste Corumbaíba. Possui uma área de 303,67 km². Sua população, segundo o Censo 2022 do IBGE, é de 2.101 habitantes. O gentílico dos habitantes do município de Nova Aurora é nova-aurorense.

O município de Nova Aurora originou-se da fazenda Boa Vista do Quilombo, pertencente a Catalão, passando posteriormente, em 31 de julho de 1845, a constituir território de Entre-Rios (Ipameri) e incorporando-se em 1905 ao município de Corumbaíba. Por Lei Municipal de Corumbaíba, de 26 de novembro de 1908, foi elevado à categoria de Distrito. Em 28 de maio de 1931 o Distrito de Nova Aurora foi transferido para o município de Goiandira. Desmembrado de Goiandira, tornou-se município independente em 13 de novembro de 1953.

Atualmente Nova Aurora faz parte da Microrregião de Catalão, se destacando principalmente na agricultura. Está inserida na Micro-região Sul-goiano.

Nova Aurora possui três escolas. Uma delas é mantida pelo governo estadual, e as outras são mantidas pela prefeitura da cidade. São elas: Colégio Estadual Illydia Maria Perillo Caiado, Escola Municipal Raimundo Gomide e Escola e Creche Municipal Jardim de Infância Branca de Neve.